Admito que no começo da introdução de alimentos sólidos, passava um paninho a cada dois segundos no rosto do menino... Não deixava ele enviar os dedos na comida nem se lambuzar muito. A gente já se cansa tanto durante o dia, né? Meleca não anima ninguém... e a gente se preocupa depois em não conseguir limpar direito. Já pensou em deixar o menino dormir com banana encrustada atrás da orelha?!
Há um ano atrás, essa foto teria me dado muita agonia. Na verdade, acho que eu simplesmente não acreditaria que fosse algo que eu permitiria. Mas ei-lo aí: JG, curioso com as mãos e dedos, sem se preocupar com o macarrão que fica debaixo das unhas e dos pedaços de comida que endurecem suas mechas de cabelo.
Hoje, a regra é bagunçar para limpar. Sofrer para aprender. Bagunce mesmo, filho, porque assim, você aprende a arrumar. Suje a mão, porque aí mamãe te ensina a lavá-las. Meleque-se todinho, porque mamãe bota a roupa pra lavar e te põe debaixo do chuveiro. A vida é feita de contrastes. Sujeira, limpeza. Bagunça, organização. Sem um, não se tem o outro. Dizem que o primeiro filho a gente trata feito porcelana. Acho que você, JG, já nasceu caçula, porque mamãe te trata mais como se fosse de borracha. Perdoe a mamãe nos dias em que ela tá bem chatinha e nem um pouco a fim de limpar nada e não te deixa fazer aquela bagunça que você tanto ama.
Ainda tenho nojinho e noia das coisas. Infelizmente, agora não tenho mais energia nem flexibilidade (por causa da barriga de 7 meses de gravidez) para correr atrás e evitar que o sapeca lamba o chão do elevador social (sim, ele já fez isso). Nessas horas, podemos apenas orar para que Deus preserve o filho e então fazer a nossa parte.
Como o pai do Bruce Wayne dizia, "Por que caímos, Bruce? Para aprender a nos levantar."
Como a mãe do JG agora diz, "Por que a gente se suja, JG? Para aprender a se lavar."
A vida não é bonitinha, arrumadinha, perfeita e segura. Por isso, não vou te enganar, filho. Você vai amar se melecar todo e odiar se limpar depois. Você vai cair e se machucar e ter que colocar curativo. Vai ser bem confuso. Pior, vai ser uma loucura! E mamãe quer que você aprenda a enfrentar a vida com alegria e coragem. Mas o maior desejo do meu coração é que tudo isso aponte para o maior contraste de tudo: o podridão do pecado no seu coração e a resplandecente graça de Deus. Minha oração é que você possa vir a apreciar a beleza das misericórdias de Deus na tua vida.
Por isso, filho, bagunce e faça sua meleca maravilhosa. E dê graças a Deus que inventaram os benditos lencinhos umedecidos.
O sabão
lava meu rostinho,
lava meu pezinho,
lava minha mão!
Mas Jesus,
pra me deixar
limpinho,
quer lavar
meu coração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário